Âmbito da Intervenção
No essencial, a futura variante rodoviária à EN125 em Olhão, no Algarve, será constituída por duas vias de circulação de 3.50 m, uma em cada sentido, acrescidas de bermas de 1.0 m, e por seis novas rotundas que farão a ligação à rede viária local, estando incluída a construção de duas obras de arte tipo passagem inferior, bem como os respetivos restabelecimentos da rede viária local e de todas as infraestruturas afetadas.
Serão também implementados dois semi-pórticos no âmbito da telemática para informação aos utentes, através de painéis de mensagem variável, sendo que, para além de toda a sinalética necessária, está também previsto a colocação de diversas câmaras de vídeo para monitorização e controlo do tráfego rodoviário neste novo troço.
Com início ao quilómetro 111,600 da EN125, a poente de Olhão, terminará na rotunda existente a nascente de Olhão, ao quilómetro 116,100, a qual faz a ligação entre a EN125 e a EN398, tendo uma extensão de cerca de seis quilómetros.
O traçado desenvolve-se circularmente à cidade de Olhão, nas proximidades das localidades de Torrejão, Bela Mandil, João de Ourém, Arrochela, Quinta do Calhau, Quinta do Major, Ponte de Quelfes (cemitério de Olhão) e Piares.
Esta empreitada assegurará a melhoria das condições de segurança e fluidez na EN125, desviando o tráfego que hoje atravessa o núcleo urbano para fora da cidade, o que contribuirá para o descongestionamento na cidade de Olhão e aumento da segurança rodoviária, pela redução do risco de acidentes e, particularmente, do risco de atropelamento.
Esta empreitada é promovida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia.
Benefícios
Os benefícios alcançados com a concretização deste Projeto são os seguintes:
- Melhoria da fluidez do tráfego / mobilidade rodoviária, através da diminuição dos tempos / distância nas ligações;
- Reforço da segurança rodoviária;
- Melhoria da qualidade de vida das populações;
- Reforço da coesão económica e social no território nacional.